Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2011

O trabalho

Olá amigos que acompanham esse blog. Para começarmos a falar da vida e de seus ensinamentos, vamos começar a refletir sobre o trabalho chamando para nossa reflexão, alguns adágios, provérbios e autores.

O trabalho dignifica o homem, dando-lhe condições de estar são na mente e no corpo. Como  nos diz o adágio popular, "De trabalho e experiência construiu o homem a ciência". Portanto, a educação, orientada para o trabalho, é condição para a cidadania e para a dignidade. Como bem cita Voltaire:

"O trabalho afasta de nós três grandes males, o tédio, o vício e a necessidade."

"Dado que vivemos em comunidade, cada um deve contribuir com o seu trabalho para o bem comum. O trabalho não deve ser visto apenas como meio de sobrevivência. Devemos considerá-lo também como um motivo de satisfação pessoal e como utilidade para a sociedade. Precisamos sentir que aquilo que realizamos é útil para nós e para os outros".

Por isso, um homem muito sábio já dizia:

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso". Prov. 6:6


E as formigas nos servem ainda para entendermos o significado tão importante de participação.





Os três talismãs

"_ Que é preciso para aprender? Perguntou um filho ao pai. _ Para aprender, para saber e vencer, respondeu o pai, é preciso buscar os três talismãs: a alavanca, a chave e o facho. _ E onde encontrá-los? Interroga o filho. _ Dentro de ti mesmo, explica o pai. Os três talismãs estão em seu poder e serás poderoso se quiseres fazer uso deles. _ Não compreendo, diz o filho cada vez mais intrigado. Que alavança é essa? _ A tua vontade. É preciso querer, é preciso remover obstáculos para aprender. _ E a chave? _ O teu trabalho. É preciso esforçar para dar volta à chave e abrir o palácio do saber. _ E o facho? _ A tua atenção. É preciso luz, muita luz, para iluminar o palácio. Só assim poderás ver com clareza e descobrir a verdade, que vence a ignorância."

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário